As citações devem seguir as normas de apresentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 10520, sendo revisada em agosto de 2002. Devido às necessidades de orientação nos trabalhos acadêmicos a NBR 10520 foi criada para orientar nas informações extraídas de outra fonte.
Citação Direta
É reproduzir conceitos do autor, que esteja citado no texto, sendo essa reprodução exata do original, respeitando os erros de ortografia e / ou concordância. Sendo que a citação direta até três linhas deve estar entre aspas, itálico nesse caso não é necessário.
O próximo passo é a citação direta com mais de três linhas, não esquecer de destacá-la,
com recuo de 4 cm da margem esquerda. O texto tem que ser digitado com letra menor que a do texto: sem aspas e itálico.
Citação Indireta
Reprodução livre do texto do autor consultado. Consiste em um desenvolvimento de um trecho de um livro ou documento, do qual deseja extrair apenas algumas idéias básicas e essenciais.
Ejemplo:
Citação de Citação
Transcrição direta ou indireta de um texto em que não foi possível o acesso do texto original. É citar um autor que foi citado no documento que se tem em mãos.
Ex: (SILVA, 1997, p. 38 apud FARIAS, 1999, p. 534).
Links
Links
Zildazene e Lindiane
As citações fundamentam o que está sendo pesquisado e comprovam o que outras pessoas pensam, e serve como argumentação técnica para fechar uma ideia, uma citação feita corretamente qualifica mais o trabalho desenvolvido.
ResponderExcluirÉ de fundamental importância que o pesquisador tenha acesso e compreenda a ABNT para que poça desenvolver um trabalho bem estruturado de acordo com as normas estabelecidas.
Estamos vivenciando um importante momento na faculdade em que será concluiremos o nosso esforço e dedicação durante todo o curso. E isso se concretiza no temível TCC. Este post veio destacar e relembrar aos nossos amigos e colegas da Biblioteconomia a importância de um embasamento teórico para a construção de um trabalho acadêmico. É neste momento que entendemos o quanto é essencial indicar e mencionar as fontes consultadas para a apresentação das ideias no TCC. Sobretudo porque não se trata de somente copiar e colar, nem tão pouco de reposicionar as palavras do autor, mas sim de fazer uma reflexão sobre as ideias e conceitos para aplicação no trabalho. Além disso, é preciso tomar muito cuidado com o famoso PLÁGIO.
ResponderExcluirINDICO o Farejador de Plágios 11.2
www.farejadordeplagio.com.br/
Como toda matéria é sempre bom lembrar das Fontes de Informação e as referências, já que é fundamental nos trabalhos de qualquer profissional constar esse tipo de informação. Deveríamos também dar uma boa ênfase na Internet, já que muitas pessoas postam textos, citações, e simplesmente não coloca nenhum tipo de citação e se coloca, a fonte costuma estar errada. Já que estamos lhe dando com o excesso de mensagens, máximas, é essencial saber essas citações. Texto básico da postagem, mas é sempre bom relembrar esse tipos de citações.
ResponderExcluir