sexta-feira, 4 de maio de 2012

Arquivo: condições adequadas para o ambiente de trabalho



Os arquivos são os guardiões da história, fundamentais para a preservação documental de uma país ou empresa. Isso muitas vezes só na teoria, na prática vemos que muitas instituições, por uma questão de cultura, destinam os arquivos e seus profissionais a um plano secundário.

Fiquem atentos a alguns riscos que poderão ocorrer no arquivo:

Riscos de acidentes: os arquivos de aço são considerados uma das peças que mais trazem riscos para o profissional.
Ricos ergonômicos: movimentação de caixas pesadas com posturas inadequadas, repetição de tarefas, ritmo excessivo de serviço.
Riscos físicos: no arquivo temos como riscos mais comuns o calor ou frio e umidade  demasiados no local.
Riscos químicos: riscos geralmente em instituições que tenham restauro e preservação de documentos, que utilizam substâncias químicas no trabalho, agentes que se inalados, ou absorvidos pela pele podem causar danos ao organismo.
Riscos biológicos: esse tipo de riscos vem das bactérias, fungos, vírus, insetos e parasitas que causam ou agravam problemas de saúde tais como: dermatites de pele ou couro cabeludo, conjutivites, asma, bronquites, sinusite e rinites.

Esses são alguns aspectos para garantir uma boa conservação dos registros documentais produzidos e acumulados por uma instituição, mantendo o ambiente saudável e seguro.

Artigos:

Vídeo:

Links relacionados:
http://tudosobrearquivologia.wordpress.com/

Autoras:
Giese Araujo Jardim   
Luana de Souza Melo   
Nayara Pereira da Silva Cabral 

4 comentários:

  1. Também é importante lembrar como arquivos são construídos a torto e a direito e as pessoas esquecem grandes problemas que alguns fatores físicos como ambiente, claridade, mobiliário e materiais podem causar. A CONARQ tem um documento online muito bom falando sobre recomendações para construção de arquivos.

    Segue o link:
    http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/Media/recomenda.pdf

    ResponderExcluir
  2. O arquivo é muito importante em uma organização, é nele que está (ou deveria) a história desta. Infelizmente o arquivista não tem um Conselho que o proteja, isso abre as portas para que qualquer profissional atue no arquivo, e assim, a grande maioria é “gerenciado” por pessoas despreparadas e que não conhecem as técnicas, regulamentos e outros instrumentos necessários para que a organização seja eficiente.
    Recomendo que o site do Conselho Nacional de Arquivo (CONARQ) seja acessado, pois lá contem toda a legislação que rege como devem ser organizados os documentos em arquivos.
    Gostei muito do post, extremamente coerente e necessário para nossa atuação, que não se limita apenas à biblioteca. Os links também são muito bons e condizem bem com o assunto proposto.
    Site do CONARQ: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br

    ResponderExcluir
  3. Muito importante comentar sobre os riscos no ambiente de um arquivo e as consequências de não atentar para uma proteção adequada, todos deveriam saber!
    Muito bacana!

    ResponderExcluir
  4. É sempre importante lembrar aspectos de segurança e condições de trabalho. Dentro do arquivo as adversidades são muitas, até pelas condições diversas em que os arquivos são encontrados, então a abordagem do post é bem vinda para quem está trilhando o caminho de arquivista. O principal mesmo ficou por conta dos links, que propiciam um aprofundamento no tem, com blogs especializados.

    O vídeo que elas encontraram é impressionante, todos têm que dar uma olhada.

    ResponderExcluir