quinta-feira, 10 de maio de 2012

Citação (NBR 10520)


As citações devem seguir as normas de apresentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 10520, sendo  revisada em agosto de 2002. Devido às necessidades de orientação nos trabalhos acadêmicos a NBR 10520 foi criada para orientar nas informações extraídas de outra fonte.

Citação Direta
É reproduzir conceitos do autor, que esteja citado no texto, sendo essa reprodução exata do original, respeitando os erros de ortografia e / ou concordância. Sendo que a citação direta até três linhas deve estar entre aspas, itálico nesse caso não é necessário.



 O próximo passo é a citação direta com mais de três linhas, não esquecer de destacá-la,
com recuo de 4 cm da margem esquerda. O texto tem que ser digitado com letra menor que a do texto: sem aspas e itálico.





Citação Indireta
Reprodução livre do texto do autor consultado. Consiste em um desenvolvimento de um trecho de um livro ou documento, do qual deseja extrair apenas algumas idéias básicas e essenciais.


Ejemplo:



Citação de Citação

Transcrição direta ou indireta de um texto em que não foi possível o acesso do texto original. É citar um autor que foi citado no documento que se tem em mãos.

3 comentários:

  1. As citações fundamentam o que está sendo pesquisado e comprovam o que outras pessoas pensam, e serve como argumentação técnica para fechar uma ideia, uma citação feita corretamente qualifica mais o trabalho desenvolvido.
    É de fundamental importância que o pesquisador tenha acesso e compreenda a ABNT para que poça desenvolver um trabalho bem estruturado de acordo com as normas estabelecidas.

    ResponderExcluir
  2. Estamos vivenciando um importante momento na faculdade em que será concluiremos o nosso esforço e dedicação durante todo o curso. E isso se concretiza no temível TCC. Este post veio destacar e relembrar aos nossos amigos e colegas da Biblioteconomia a importância de um embasamento teórico para a construção de um trabalho acadêmico. É neste momento que entendemos o quanto é essencial indicar e mencionar as fontes consultadas para a apresentação das ideias no TCC. Sobretudo porque não se trata de somente copiar e colar, nem tão pouco de reposicionar as palavras do autor, mas sim de fazer uma reflexão sobre as ideias e conceitos para aplicação no trabalho. Além disso, é preciso tomar muito cuidado com o famoso PLÁGIO.
    INDICO o Farejador de Plágios 11.2
    www.farejadordeplagio.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Como toda matéria é sempre bom lembrar das Fontes de Informação e as referências, já que é fundamental nos trabalhos de qualquer profissional constar esse tipo de informação. Deveríamos também dar uma boa ênfase na Internet, já que muitas pessoas postam textos, citações, e simplesmente não coloca nenhum tipo de citação e se coloca, a fonte costuma estar errada. Já que estamos lhe dando com o excesso de mensagens, máximas, é essencial saber essas citações. Texto básico da postagem, mas é sempre bom relembrar esse tipos de citações.

    ResponderExcluir