sexta-feira, 18 de maio de 2012

COMMUNICATIO: quando religião e ciência caminham juntas


A igreja católica tem ao menos duas participações ilustres na história da comunicação. A primeira está na da própria origem da palavra: o termo comunicação teria surgido da pratica do isolamento pelos monges do cristianismo antigo. Neste caso, comunicação é romper o isolamento. 
Mais recente, a outra ilustre participação do clero na história da comunicação deu-se aqui mesmo, no Brasil, com o padre Roberto Landell de Moura. Nascido em 21 de janeiro de 1861, em Porto Alegre, formou-se em Teologia em Roma, onde também estudou física e química, tendo continuado seus estudos em física e eletricidade como autodidata já no Brasil. Possui em seu nome patentes no Brasil e nos Estados Unidos, entre elas está o telefone sem fio, telégrafo sem fio e transmissor de ondas. 
É atribuída ao padre Landell a primeira transmissão de palavra falada sem fios por ondas eletromagnéticas, ocorrido em 1893, uma transmissão feita numa em linha reta, do alto da Avenida Paulista para o Alto de Sant’Ana, presenciada, entre outras testemunhas pelo cônsul britânico.
Na época não obteve financiamento para produzir e comercializar suas invenções e nem incentivo do governo. Chegou mesmo a sofrer preconceito por seus inventos, sendo considerado louco ou herege. Acabou sendo transferido pela igreja para uma região sem eletricidade.
Em pleno iluminismo este homem soube unir religião e ciência em sua missão pessoal, sem que uma condição inviabilizasse outra, e apesar de perseguido e desacreditado justamente por esta união.
Agora leia a letra e veja o videoclipe da música Video killed the radio star, do Buggles, sobre o fim da era do rádio. Boa diversão!
Referencias:
HOHLFELDT, Antonio. As origens antigas: a comunicação e as civilizações. IN: Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2007. 7. Ed.
Artigo:
Links:
Imagens:
O Padre Landell
selo com a cara do padre

Bruno e Kauê

Um comentário:

  1. É impressionante como a comunicação evoluiu, o telefone não seria essa febre toda atualmente se não fosse Landell, lógico que com o advento da tecnologia muita coisa mudou, mas basicamente não teria atingido essa magnitude se não fosse sua criação. O fato da participação da Igreja Católica com a comunicação também é bem interessante, não só pelo surgimento da palavra como do envolvimento da época em que aconteceu a invenção de uma das tecnologias que mais evoluiu e revolucionou a comunicação.

    ResponderExcluir