segunda-feira, 14 de maio de 2012

Retratos da leitura no Brasil


A população Brasileira tem o hábito de ler? Quantos livros são lidos por ano no País? O que leva uma pessoa a ler um livro? E o que a leva a não ter o hábito de ler?
Para responder essas perguntas o Instituto Pró-Livro realizou a terceira edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” com dados coletados entre junho e julho de 2011 com mais de 5 mil pessoas em 315 municípios.
Se antes a falta de acesso ao livro era apontada como a principal causa dos baixos índices de leitura no País, os dados recentes mostram que esse é um problema praticamente superado. O grande esforço empreendido pelo poder público, especialmente o governo federal, na abertura de bibliotecas públicas, e pela sociedade civil organizada, no desenvolvimento de projetos focados na democratização do acesso ao livro vem surtido efeito.

Pesquisas mostraram que questões relacionadas à falta de acesso ao livro – como preço do livro ou ausência de livrarias ou bibliotecas próximas – foram apontados por apenas 4% dos entrevistados como justificativa para a não-leitura. O desinteresse aparece como a principal causa (78%).

Alguns dados da pesquisa:

  • O brasileiro lê, em média, 4  livros por ano. Em 2008, esse índice era 4,7
  • Ler (jornais, revistas, livros, textos na internet) aparece como a 7º atividade de lazer mais citada pelos entrevistados (28%), atrás de assistir TV (85%) e ouvir música (52%)
  • A maioria dos leitores são estudantes
  • Mulheres lêem mais que os homens
  • O número de livros lidos aumentou no Nordeste e diminuiu no Sul, variação atribuída ao aumento /redução no número de estudantes nessas regiões.
  • 45 % apontam o professor (a) como pessoa que mais influenciou a ler
  • 24 % freqüentam bibliotecas
  • 33 % afirmaram que “nada” o faria freqüentar uma biblioteca
  • 12% costumam ler em bibliotecas.
  • 67% dos entrevistados declararam a existência de uma biblioteca pública no bairro ou na cidade em que moram
  • 71% a classifiquem como de “fácil acesso”
  • 61% utilizam as bibliotecas para pesquisar
  • 12% utilizam as bibliotecas como espaços de lazer
  • 10% utilizam o espaço para passar o tempo
  • 71% utilizam a biblioteca para estudar 


Também foi destacada como aspecto importante para formação de leitores a atribuição de valor afetivo ao livro. A pesquisa mostra que, embora 75% afirmem que lêem por prazer, 55% associam a leitura à atualização cultural e conhecimentos gerais.

Com a pesquisa, concluiu-se que 55 % da população não têm o hábito da leitura.



* Para saber mais, acesse o link abaixo e faça o download do livro completo:







* Como uma espécie de resposta aos resultados da pesquisa, leia também: Fundação Biblioteca Nacional assume o comando da política pública do livro
* Discussão sobre a importância da leitura:
E mais:

Simone, Lourival e Fabiana


2 comentários:

  1. Não sei se fico feliz ou se fico triste. Feliz com os novos resultados da pesquisa que mostram que o acesso ao livro não é mais o problema, como colocado: superado! Mas o desinteresse aparece com um índice muito alto, e isso é triste! Nós como estudantes ainda somos uma classe com privilégios, temos os professores, estudo, conhecimento ao nosso favor e ajuda. Acredito que o gostar de ler ajuda é claro no desenvolvimento do leitor, mas também acredito que se habituar também é uma grande passo. Então se todos tivessem estudando o desinteresse caíria já que nós como estudantes precisamos ter o interesse para que o estudo seja mais aproveitado. Logo o ciclo é notado e portanto uma coisa leva a outra, a pesquisa mesmo coloca como a maioria sendo estudante, onde fica o problema é: E a quantidade de estudante?

    ResponderExcluir
  2. Alguns dados trazidos pela pesquisa são de fato interessantes e bem curiosos. O aumento do número de livros lidos no Nordeste e a diminuição no Sul traz uma inversão de dados. O senso comum diria que os níveis de leitura no Sul seriam mais altos que no Nordeste. As descobertas da pesquisa nos alertam sempre para sua importância.

    ResponderExcluir