quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dublin Core Metadata Initiative



Dublin Core Metadata Element Set é um formato de metadados utilizado como padrão geral. Surgido em 1995 depois da oficina patrocinada pela OCLC (Online Computer Library Center) e pelo NCSA (National Center for Supercomputing Applications) em Dublin, Ohio, nos Estados Unidos, coloca-se como uma forma genérica de metadados, o que não substitui outros metadados, mas os apóia. A criação dos metadados contou com a participação da IETF (Internet Engineering Task Force) e foi desenvolvido para facilitar a descrição de recursos de informação.
O Dublin core (...) foi desenvolvido com o fito de melhorar a recuperação dos recursos informacionais da Rede por parte de bibliotecas, editoras, arquivos e autores. Seu objetivo é ser descritivo e não valorativo (não possui, portanto, a capacidade de colocar em ordem de relevância os recursos encontrados, como fazem os mecanismos de busca), e, propositalmente, foi limitado a um pequeno conjunto de dados, formado atualmente por 15 elementos, que poderiam ter uma ampla aplicação. Nenhum deles é obrigatório e não existe uma ordem predefinida; aconselha-se a utilização de vocabulários controlados já existentes (TAMMARO; SALARELLI, 2008, p. 225).
O esquema básico Dublin Core, composto pelos 15 elementos, é o seguinte:

Quadro – Elementos básicos do Dublin Core.
 Fonte: DUBLIN CORE METADATA INITIATIVE, 2000.


Veja também:
REFERÊNCIAS
DUBLIN CORE METATADA INITIATIVE. Elementos do núcleo de metadata “Dublin Core”: versão 1.1: descrição de referência. 2000. Tradução José Luis Borbinha. Disponível em: <http://purl.pt/201/1>. Acesso em: 25 maio 2012.
TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2008.





Um comentário:

  1. Com o avanço da tecnologia e expansão da internet, cresce cada vez a produção de informações e documentos. Diante desse desenvolvimento há cada vez mais a necessidade de se ter um padrão que vise à descrição exata dos recursos de informação. Neste propósito o Dublin Core auxilia no processo de recuperação da informação. No entanto, percebemos que espera-se uma maior evolução deste formato para uma utilização mais eficaz e eficiente. Nós como futuros profissionais da informação, precisamos estar atentos as atuais mudanças e novidades do mundo informacional, acompanhando e se adaptando aos processos evolutivos da tecnologia, sabendo contribuir de diferentes formas, facilitando caminhos para os buscam informação.

    Fabiana.

    ResponderExcluir