sexta-feira, 18 de maio de 2012

Quinhentos contos de fadas são descobertos na Alemanha


Em Regensburg, na Alemanha foi encontrado em um arquivo, cerca de 500 contos de fadas inéditos que foram recolhidos no século XIX por um investigador alemão, segundo foi informado pelo jornal britânico The Guardian.

Esses textos fazem parte de acervo de contos de fadas, mitos e lendas reunidos no século XIX pelo historiador Franz Xaver von Schonwerth, ao mesmo tempo em que os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm também recolhiam contos populares, de acordo com o jornal, Von Schonwerth passou sua vida reunindo histórias populares e locais, transmitidas habitualmente por narração oral, e a seleção teria sido elogiada pelos próprios Grimm.

Von Schönwerth passou décadas entrevistando camponeses, trabalhadores e criados sobre hábitos locais, tradições, costumes e história, colocando no papel o que, até então, só era passado adiante no boca-a-boca. Em 1885, Jacob Grimm declarou sobre ele: “Não há nenhum outro lugar na Alemanha inteira onde alguém esteja coletando (folclore) tão precisamente, aprofundadamente e com um ouvido tão sensível”. Grimm foi tão longe que chegou a dizer ao rei Maximiliano II, da Bavária, que a única pessoa que poderia substituir o trabalho dele e do irmão seria Von Schönwerth.
Em Oberpfalz, ao estudarem os três volumes deixados por ele foram publicados entre 1857 e 1859, uma investigadora notou a existência de 500 contos de fadas que não apareciam em outras compilações do gênero na Europa, além de inéditos, existem ainda versões locais de histórias conhecidas, como Cinderela e A filha do moleiro.

Links para saber mais sobre o mestrado e sobre a área:


Um comentário:

  1. O texto com estas informações mostra a importância dos resultados dos serviços de biblioteconomia e ciência da informação; começando no século XIX, em que os irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, juntamente com o historiador Franz Xaver Von Schonwerth, reuniam e colecionavam contos populares; esta compilação acabou preservando os contos, permitindo o seu conhecimento ao longo do tempo, prática esta, bem caracterizada das bibliotecas para com as obras do seu acervo, mesmo que esta não fosse a intenção dos irmãos e do historiador; pois os contos reunidos pelos irmãos Grimm representam grande peso para a cultura ocidental, o mesmo peso recebe as obras que foram recentemente descobertas e colecionadas pelo historiador Franz Xaver Von Schonwerth, contemporâneo dos irmãos. Outro dado interessante encontrado no texto, e que também ressalta a importância da Ciência da informação e da biblioteconomia, seria o fato das obras terem sido encontradas no arquivo que por sua vez, representa uma rica fonte de pesquisa e que em muitos lugares não é reconhecida.

    Henrique

    ResponderExcluir