segunda-feira, 14 de maio de 2012

As novas Tecnologias e a crise da Educação


A educação encontra-se nas Trevas, e por aqui faz tempo que deixou de ser novidade.  

Na disputa pela hegemonia do Mercado Tecnológico as grandes concorrentes decidiram investir forte neste nicho pouco explorado: Tablets  trabalhando com interfaces  montadas exclusivamente para educação, aplicativos  criados para que os estudantes possam ter uma experiência ao aprender que transcende os limites do que possuímos hoje. 

Na apresentação das ferramentas  Ibook 2  (aplicativo leitor de livros eletrônicos)  e Ibook Author  (Possibilita a pessoa que adquire o aplicativo a criação de livros)  da Apple, em Janeiro deste ano,  a impressão  de que o Mundo será Salvo.  A Samsung que não deve ficar para trás nem tão cedo na disputa pelo Topo, aceitou o desafio e apresentou a interface Learning Hub, semelhante à concorrente, para o uso em seus produtos. 

O que tem de tão especial em utilizar um dispositivo multimídia para educar pessoas? Interação. Imaginemos um Átomo, uma cadeia química, uma célula humana ou a estrutura de um Vírus, achatadas na página de um livro feito em larga escala, na mesma educação padrão. Agora imagine-os tridimensionais, uma célula e sua composição com links para os textos explicativos, outros links para vídeos da reprodução de um vírus, um Link para um texto e vídeos sobre as gripes epidêmicas que assustaram Países anos atrás... Imagine que o Professor possa preparar o seu material educacional, as questões que na sua visão seriam mais importantes que o já padronizado cartão de questões dos livros didáticos. Um garoto está lendo um texto, vê um vídeo e tem que completar um Game envolvendo questões chaves sobre o conteúdo degustado pelo mesmo. Tudo isto e claro, a diminuição do Calvário estudantil: Mochilas pesadas.  

Produtividade alta com os dispositivos multitouch, dar zoom, girar, grifar textos, criar fichas com pontos-chave do mesmo, um vasto conteúdo disponível para toda a grade curricular do Sujeito.
Nem tudo sobre este assunto é maravilha, nada disso é monstruoso. O Mercado está aberto àqueles capazes de dominá-lo.  De uma forma justa podem sair ganhando todos: O educador, o aprendiz, editores, autores e as Grandes Tecnológicas.  E o Brasil? Torcemos para que o jogo seja justo para todos,  e vamos aguardar o desenrolar das novidades para saber dos nossos jovens, o que a Modernidade os oferece.

Seguem abaixo alguns links para apresentações da Learning Hub da Samsung e dos aplicativos da Apple.

Learning Hub:
Ipad Ibook’s 2

Os artigos abaixo esclarecerão melhor quanto bem pode trazer à educação o uso destas ferramentas, e também algumas verdades:

Cristiano

Um comentário:

  1. Muito importante sabermos que a tecnologia vem combinando com a Educação, principalmente na nossa área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, pois a tendência é essa: preocuparmos-nos com as tecnologias e avançarmos-nos em tentar descobrir o melhor para as duas áreas caminharem juntas.

    ResponderExcluir