sexta-feira, 25 de maio de 2012

Preservação de Arquivos Histórico


O desenvolvimento da tecnologia vem nos trazendo soluções tecnológicas revolucionárias para a preservação de documentos, mas uma enorme quantidade de conteúdos encontra-se armazenada em papel, e é considerada o tesouro informacional e parte fundamental do patrimônio cultural da humanidade. 
Esses documentos variam desde papéis impressos, desenhos, pinturas, manuscritos, e até fotografias de registros das ações humanas e, representam um grande volume de informações a ser preservado, pois é a partir desses registros que se constroem e preservam a memória e identidade de um povo.
Devido a sua importância perante ao patrimônio cultural da humanidade é que devemos preservar, conservar e restaurar os documentos para que a história não se perca.
PRESERVAÇÃO: é o conjunto de atividades que incluem o gerenciamento do acervo no que diz respeito ao acesso e manipulação por parte de usuários, pesquisadores e funcionários; a guarda dos documentos; a manutenção das condições físicas e ambientais do edifício e do espaço de armazenamento; e o desenvolvimento de programas de investimento, etc.
CONSERVAÇÃO: refere-se às atividades de trato do acervo visando a estabilização de danos e a interrupção dos processos de deterioração. Essas ações implementam procedimentos corretos de acondicionamento - substituição de embalagens e mobiliário para guarda adequada; remoção manual de elementos agregados ao suporte (clips, grampos, fitas adesivas); higienização; reparo de pequenos danos (rasgos, cortes); aplanamento de dobras, vincos e ondulações (que podem causar rasgos), etc.
RESTAURAÇÃO: significa ações de intervenção "curativa". É um conjunto de procedimentos que visam remover física e quimicamente os fatores que causam a degradação do suporte. 
Com isto conclui-se que há necessidade de organização dos arquivos públicos, para que o documento preservado sirva para a pesquisa que constroem nossa memória histórica e identidade cultural do cidadão e de uma sociedade.

Artigos:
Videos:
Links Relacionados:
Giese, Luciana e Nayara.

Um comentário:

  1. Muito bom esse enfoque da preservação, conservação e restauro dos documentos que resgatam a memória histórica da sociedade.
    Desde que o homem aprendeu a registrar e valorizar a sua história, ele buscou várias formas de realizar esses registros no objetivo de não deixar sua história ser apagada pelas novas mudanças através dos tempos.
    As novas tecnologias são bem vindas, por isso é necessário não esquecer do passado, pois é através dele que conseguimos avançar um pouco mais.
    Sendo assim, as entidades responsáveis pelos documentos históricos tem por obrigação preservar ,conservar, restaurar e dissiminar, de uma forma segura as informações contidas nestes documentos, principalmente no momento atual, com a utilização dos meios eletrônicos.
    Moacir

    ResponderExcluir