sexta-feira, 18 de maio de 2012

Arquivo e a importância da Memória Institucional


O serviço de Memória Institucional, sempre teve importância para as mais variadas atividades de produção humana; apesar de só começar a ganhar evidência há apenas 40 anos atrás; na verdade tal importância nasceu juntamente com as atividades básicas de produção humana e está muito além de simplesmente ser um serviço para o lazer e divulgação do histórico da instituição.

Memória institucional é um serviço criado pelo centro de documentação ou pelo setor de arquivo de uma instituição, estando sempre subordinado a eles para apresentar, através de informação específica e estrategicamente organizada, o histórico e a evolução da instituição. Por estar vinculada ao Arquivo ou CEDOC da instituição, a implementação de um projeto de memória institucional, deve seguir princípios arquivísticos, pois muito da documentação (para não dizer tudo), foi retirado de lá, obrigando que as formas de tratamento e conservação sejam adotadas da mesma maneira.
Nem todas as empresas se utilizam de uma memória institucional, pois sua importância foi considerada pelas organizações a partir da década de 70 e a adesão de criação deste serviço é mais comum em grandes empresas de renome, que estão perto ou mais de 100 anos atuando. Geralmente as empresas que possuem memória institucional, estão diretamente ligadas com o cliente final, podendo-se destacar bancos, empresas de aviação, montadoras, Instituições de ensino, empresas de comunicação como rádio, televisão e jornais. 
As empresas de uma maneira geral procuram reduzir custos em tudo, e a maioria não adquiriu a visão da importância da memória institucional para si mesmo.
Os benefícios para organizações que planejam montar um serviço de memória institucional são de longo prazo, pois para criar e manter um centro de documentação com memória institucional, implica a realização de um grande projeto em sua implementação, e no emprego de mão de obra que deverá alimentar banco de dados, cuidar da manutenção do acervo, fazer o processamento técnico do material, além do levantamento de pesquisas internas dentro da instituição. 
Para as organizações que já possuem o serviço de memória institucional, sua importância é notória, se trata dos bons resultados do ideal funcionamento da gestão arquivística ao longo do tempo; este serviço acaba contribuindo para a divulgação da empresa e revela curiosidades sobre a mesma, o que resulta na aquisição de confiança e respeito dos seus clientes.

LINK PARA ARTIGO COMPLEMENTAR
BLOGS / SITES RELACIONADOS




Elizabeth e Henrique

3 comentários:

  1. Conheço caso de empresas que criam centros históricos para ser utilizado apenas pelos funcionários na intranet e até possuem base de dados própria. Considero essa atitude mportante, pois como dito no post isso demonstra que há uma boa gestão arquivística e faz com que os funcionários tenham acesso aos fatos importantes e históricos que aconteceram em décadas anteriores (dentro e fora da instituição) e que contribuiram para que esta se tornar o que é atualmente.Ana Eliza

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto de vcs. Realmente é triste que poucas empresas valorizem o serviço de memória institucional. Tem um artigo mto bom da Icléia Thiesen chamado "Informação identificatória, memória institucional e conhecimento - Isabel Jacintha da Silva, de cativa à prisioneira na Casa de Correção da Corte" que fala sobre memória institucional construida a respeito de um presídio á partir dos relatos dos prisioneiros.

    ResponderExcluir
  3. Dóris Régis - Gostei bastante do tema do post, mais ainda do link sobre o projeto "Memórias Reveladas - Centro de Referência das Lutas Políticas, 1964-1985". Também considero o serviço de memória institucional algo de extrema importância, já que contribui (e muito) na preservação de conteúdos produzidos sobre e pela instituição.

    ResponderExcluir