quarta-feira, 30 de maio de 2012

Redescobrindo um mundo perdido – Egito – Uma co-produção da BBC


Documentário: Redescobrindo um mundo perdido – Egito – Uma co-produção da BBC, Discovery, ZDF e France 2. O documentário sobre o Egito antigo é apresentada em 6 episódios, dividida em 2 volumes. Com os atores Stuart Graham, Julian Wadham, Matthwe Kelly, Elliot Cowan e Stuart Bruce, possuindo um elenco de primeira.

Episódio 1: A busca por Tutankamon

Que a apresenta o descobrimento da tumba do rei egípcio, Tutankamon pelo arqueólogo britânico Howard Carter.

Episódio 2: A maldição de Tutankamon

São reveladas as glórias da tumba de Tutankamon. Mas a ausência de real informação histórica e a morte subseqüente de um dos mais queridos amigos Howard Carter o deixa se sentindo só e não realizado.

Episódio 03: O Faraó e o Showman

A história de como um extraordinário personagem – Giovanni Belzoni – um anglicizado artista de circo italiano teminou no Egito de 1814.

Episódio 04: O Templo das Areias

As maiores descobertas de Belzoni -inclusive a tumba de Seti e a entrada escondida para o templo coberto de areia misterioso de Ramsés em Abu Simbel

Episódio 05: Os mistérios da Pedra de Rosetta

A história da corrida para decifrar os antigos hieróglifos egípcios.

Episódio 06: Os Segredos dos Hieróglifos
Champollion destranca o mundo do Egito Antigo escondido nos hieróglifos, enquanto participa de uma batalha feroz com a Igreja no caminho.

Abaixo segue três links para conhecer mais sobre Tutankamon, a Pedra de Rossetta e também sobre o método de decifração que o Champollion utilizou.

Links:

Tutankamon - a múmia mais famosa de todos os tempos:

http://www.sohistoria.com.br/biografias/tutankamon/

A Pedra de Rosetta: http://antigoegito.org/?p=2738

Champollion e o Método de Decifração: http://hieroglifos.com.sapo.pt/champollion.htm

2 comentários:

  1. Uau! Eu adoro esse documentário, eu tinha ele em VHS e recentemente passei para dvd. O Egito antigo é realmente fascinante. Esse documentário me faz pensar que o passado não está tão longe assim, umas das considerações que faço a respeito é que nós já registrávamos e publicávamos nosso conhecimento sobre o mundo desde os primórdios da civilização _ pode-se considerar o papiro a primeira mídia de armazenagem de informação.

    Os egípcios associavam imagem ao texto, vide os desenhos nas paredes das tumbas, papiros, etc.

    Conceito hoje, amplamente utilizado em web sites, isto é, imagem complementando o sentido do texto, navegar no texto e passar os olhos pela imagem...

    Excelente dica! Abs meninas!

    Jucilene

    ResponderExcluir
  2. Excelente dica meninas!
    Adoro o antigo egito!

    É muito interessante que uma civilização que a tantos anos esteve na terra, ainda intriga os homens com seus mistérios até hoje.
    Seus mistérios e suas soluções!
    Seus avanços na matématica, arquitetura e escrita são impressionantes para aquela época e naquela região tão árida do deserto.

    E o melhor da dica de vcs que é os outros podem aprender bastante de baixo do cobertor,comendo pipoca e fugindo do friozinho de hoje!

    Adorei!

    Patrícia

    ResponderExcluir