sexta-feira, 18 de maio de 2012

Estudo da Comunidade

Atualmente os consumidores buscam serviços de qualidade que atendam às suas demandas de modo eficiente e eficaz, e é isso que o estudo de comunidade proporciona. O trabalho de Nice M. Figueiredo, publicado em 1994, define o que é este estudo e explana qual a sua importância para os serviços prestados por bibliotecas públicas.
É através dele que a instituição conhecerá seu usuário, suas necessidades informacionais e assim poderá estabelecer serviços e produtos que corresponderão diretamente à comunidade que atende. 
Muito já se falou sobre este assunto, e hoje é necessário levantar questões diferentes daquelas obtidas em estudos passados, para que a biblioteca atenda com excelência aqueles que utilizam seus acervos como fonte de informação essencial e alcance aqueles que não são usuários.
O bibliotecário deve utilizar todos os recursos disponíveis para que a unidade de informação do qual é responsável torne-se essencial na comunidade em que está inserida, isso só será possível através dos serviços orientados aos usuários.

Referência: FIGUEIREDO, Nice M. de. Estudo da comunidade. In: Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.

Artigos relacionados:

FIGUEIREDO, Nice. Aspectos especiais de estudos de usuários. Ciência da Informação, Brasília, v. 12, n. 2, p. 43-57, jul./dez. 1983. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1496/1114 

COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda Ramalho. Novas perspectivas dos estudos de satisfação de usuários. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, v. 15, n. 30, p. 57-73, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/11211/14370

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. ABORDAGEM INTERACIONISTA DE ESTUDOS DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO. Ponto de Acesso, Salvador, v. 4, n. 2, p. 2-32, ago./set. 2010. 

Outros links relacionados: 



Ana Eliza e Damaris




Nenhum comentário:

Postar um comentário