segunda-feira, 14 de maio de 2012

Doce provocação


Qual bibliotecário que nunca se deparou com a pergunta: E o seu curso, faz o quê?

Eu não sei vocês, mas realmente me dá um graaaande vontade de responder ironicamente: Eu passo 4 anos aprendendo a colocar livro na estante. (COISA QUE JÁ OUVI).

Mas nunca tive a coragem de responder com tamanha grosseria, em parte porque talvez, o desconhecimento de nossa profissão seja pautado em nossas atitudes, dentro e fora da biblioteca.

Quando perguntam para vocês o que vocês fazem? O que vocês respondem? Quando eu falo que faço Biblioteconomia, e me perguntam o que eu faço, eu respondo: Eu organizo informação, independente do suporte em que ela esteja.

Se a pessoa não entender isso, não entenderá o que realmente você faz.(FATO!)

Ainda mais nos dias de hoje, em que o mundo do Bibliotecário tem mudado tanto. 

Mas será que os bibliotecários mudaram tanto assim? O que vocês acham?

Vocês se consideram bibliotecários do Século XXI? Ou do tempo do guaraná com rolha? 

Já sabemos usar todas as novas ferramentas ao nosso favor? Somos realmente especialistas em encontrar a informação como éramos antes?...apenas pequenas e grandes dúvidas..
      
Aos que se interessam por este “novo mundo” segue o link do Blog Bibliotecários sem fronteiras.
Este site, OFAJ, se refere ao mundo da organização da informação.
Já este vídeo serve de inspiração. São algumas da mais lindas bibliotecas ao redor do mundo. 
Patrícia e Tâmara

4 comentários:

  1. De fato, quando me perguntam sobre meu curso fico me sentindo uma pessoa do outro mundo, por outro lado, num estalo de lucidez reflito sobre a importância do meu curso e da minha profissão na minha vida e começo a conversar com a pessoa sobre as atividades do bibliotecário que pode ser a daquele que organiza as estantes, mas também aquele que ajuda a pensar como serão as estantes, a organização do trabalho para que as estantes estejam em local adequado aos usuários, a biblioteca, a biblioteca dentro de uma universidade, dentro de um escritório de contabilidade, de advocacia, de uma escola e mais, o quanto este local precisa do meu trabalho para se tornar um espaço de muita circulação de pessoas que buscam e trocam informações. No final da indagação, muitas pessoas perguntam, e onde podemos encontrar este curso?

    ResponderExcluir
  2. Gente, tive que comentar esse post, porque fiquei tocada!! Pausa para confissão do dia: 4° ano, prestes a me formar (oxalá!) e essa pergunta ainda me assusta... tsc, tsc, tsc... há algo de errado nisso. Acho que a graduação serve para assimilar a baixa auto-estima que mina a profissão há décadas U_U ---> Mas não podemos generalizar, acho que nossos colegas que trabalham na Brasilia são felizes e satisfeitos (R$).
    Parabéns pelo post.
    Bjs Ju

    ResponderExcluir
  3. Para alguém que ainda não entrou na universidade, eu posso dizer que que a biblioteconomia é uma profissão com diversas possibilidades, uma delas pode estar dentro do seu perfil. Para mim, ser bibliotecário é gostar de ajudar os outros, então se você tem esse perfil, você vai gostar de biblioteconomia. Agora a quem sempre perguta "biblio o quê?", para mim tá passando um certificado de que não frequenta bibliotecas e nem tem intimidade com livros, não sei se valerá a pena explicá-lo, mas em todo caso quando falamos da recuperação da informação e o papel de mediador do bibliotecário, logo sinto que a expressão muda e as pessoas começam a compreender porque a necessidade de se estudar tanto(4 ou 3 anos).

    Sobre o fazer bibliotecário indico:
    http://www.dbd.puc-rio.br/wordpress/?p=2803.

    ResponderExcluir
  4. Sempre quando me perguntam o que eu faço as pessoas costumam pergunter se eu faço Economia, e lá vou eu explicar que não eu faço BIBLIOteconomia...agora como explicar o nosso curso. Eu falo que forma bibliotecários e deixo a critério da pessoa julgar o que isso significa, se ela pede para expecificar eu falo que sou um profissional de gestão da informação e ainda acrescento que posso trabalhar em qualquer lugar, banco, editora, livraria, empresas que tenham um centro de documentação e o óbvio uma biblioteca.
    Apesar de já estar no fim do 4º ano sinto que os estágios me prepararam melhor para as novas tecnologias do que a faculdade, o que acaba acontecendo, o estágio inevitavelmente te prepara melhor para o mercado de trabalho do que a faculdade que acaba ficando só na teoria.
    Acho que a nossa profissão ao mesmo tempo mudou bastante desde sua origem e ao mesmo tempo continua a mesma coisa só que com novas tecnologias.

    ResponderExcluir