sexta-feira, 4 de maio de 2012

Serviço de referência




O serviço de referência é mais do que uma técnica profissional, trata-se de uma atividade que visa atender uma das mais antigas necessidades do homem que é a busca pela informação, para transformá-la em conhecimento.

A finalidade do serviço de referência é permitir que a informação chegue de forma eficiente a quem precisa, e para que isso aconteça cabe ao bibliotecário aproximar essa fonte ao usuário, pois a informação que dispomos é de grande importância para o usuário que necessita de nosso auxilio, orientando o usuário para que o mesmo possa satisfazer suas necessidades de informação e formar um pensamento crítico de suas fontes de pesquisa, sem esse profissional essa integração não existirá, por ventura se ocorrer será de forma ineficiente.

Com a explosão de informação na era moderna, o crescente volume informacional e o aumento das mídias de armazenagem (como a internet por exemplo), ficou ainda mais difícil para o usuário encontra-la e principalmente separar a que seja relevante, este novo cenário salientou ainda mais a importância da atuação do Bibliotecário de referência, pois, este profissional é o único capaz de auxiliar o usuário na busca de informações que venham a satisfazer suas necessidades.
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Além disso, ele deve conhecer as suas ferramentas de trabalho, saber identificar as necessidades informacionais dos usuários e também ser o professor imediatista, pois com as novas tecnologias, surgiu também o serviço de referência virtual que não teria relevância sem a ajuda desse profissional bibliotecário. Portanto, o serviço de referência é mais que uma técnica especializada de orientação bibliográfica ou uma forma presencial de atender alguém, é um serviço prestado para o auxílio da busca de informações, que permite ao bibliotecário  ser a ponte entre informação e usuário.

Link Adriana:
GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 1995. 196p.

Adriana, Sheila e Iraci

7 comentários:

  1. É realmente desafiadora essa vertente profissional para o bibliotecário, uma vez que é primordial ao serviço de referência de fato 'escutar' o usuário e perceber suas necessidades além do que o próprio consegue expressar. No entanto, se trouxermos isso para o plano real, são tantas as dificuldades que apenas conhecer as ferramentas disponíveis não é suficiente. Tomemos o cenário de bibliotecas públicas por exemplo, cujos recursos escassos sejam de ordem financeira ou mesmo de títulos do acervo podem dificultar um bom serviço de referência. Excelente post sobre o conceito de um serviço de referência, gostaria de acrescentar um adendo sobre as necessidade de conhecer fontes de informação mais do que possuir materiais acerca do assunto, de modo que, se um acervo ou Unidade de Informação não atenda à busca do usuário, ao menos possa referenciar outras fontes de pesquisa.

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  2. A meu ver a mediação no momento da referência é a parte crucial no serviço da biblioteca. Se o bibliotecário não entende o que o usuário precisa, a pesquisa está fadada ao fracasso!

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  3. Excelente colocação Ju, além do bibliotecário conhecer e dominar as técnicas do Serviço de Referencia é primordial que ele tenha uma estrutura para desenvolver seu trabalho e que conheça não só a sua biblioteca, mas também o que o cerca, pois muitas vezes ele pode encontrar informações em outras fontes de informação que podem orientar o usuário em suas pesquisas e que podem até ser essencial para aquilo que o usuário necessita. Completa com isso a ideia da Heloisa, já que o bibliotecário de referência faz neste caso o papel mesmo de mediador entre informação e usuário, proporcionando um acesso com qualidade ao usuário de forma a satisfazer suas necessidades.

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    1. Oi Sheila!! ^_^

      Sabe que é a primeira vez que respondem um comentário meu?! Obrigada por ler ^^ Serviço de referência é coisa séria né? Mas tem que gostar de atender usuário senão fica difícil. Uma das coisas que me aborreciam quando trabalhava em biblioteca, era quando o usuário queria que eu fizesse o trabalho por ele (risos eternos).

      Beijos

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    2. Oi Ju,


      É então atendimento é sempre uma coisa complicada, é preciso ter vontade de atender mesmo aquele usuário mais complicado que quer tudo na mão, mas como estamos lá para auxiliar muitas vezes temos que deixar nossas opiniões acerca da pessoa de lado pra poder fazer um bom atendimento. Espero que tenha gostado do post!

      beijos

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    3. Oi Jú.....

      Realmente é muito legal quando alguem faz comentario do seu comentario rs rs (redundante né rs rs ), quando vc fala que tem gostar do serviço de referencia é a pura verdade, eu sou suspeita para falar do assunto pois eu AMO o Serviço de referencia, mais realmente nõ é facil, existem usuarios que pensam que temos que fazer a parte dele que é a pesquisa, a nossa é apenas auxiliar e é dificil faze-los entender isso!!!!

      Bjs

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  4. Texto muito bem escrito,abordando o assunto de forma precisa. Os links foram indicações bem interessantes que complementaram o post, principalmente o "coisa de bibliotecário" que me chamou a atenção, inclusive porque ele faz uma relação com o meu post e da Izabele, pois a imagem do bibliotecário é um fator importantíssimo no serviço de referência. Além de que esse link, cita um autor que é referência nesse assunto, Grogan, fazendo eu relembrar o que estudamos na matéria de Disseminação Seletiva da Informação, outro autor que pode de certa forma complementar esse assunto é o Leonardo Fernandes Souto.
    Eveline

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