sexta-feira, 18 de maio de 2012

A Leitura e a socialização.


A leitura é o processo de estabelecer sentido entre as palavras, interpretar o significado do texto e compreender a mensagem, ela dá acepção para a vida. Podemos vivenciar novas emoções, nos cultivar, ampliar horizontes, nos renovarmos.
A leitura estimula e exige reflexão para a compreensão, por isso precisa-se intensificar sua democratização em diferentes segmentos sociais, famílias, escolas, professores, bibliotecários, especialistas, pesquisadores, entre outros. É evidente que existem dificuldades nos sistemas de ensino, na inadequação da formação educacional e na própria criação de políticas públicas adequadas. Infelizmente o Brasil não reconhece a questão da leitura como algo importante e estratégico para o presente e para o futuro. Atualmente, no lugar de melhores estruturas e investimentos para centros de informação, vemos bibliotecas fechando suas portas por falta de orçamento, má administração, ou esquecida, como outros órgãos públicos.
Temos a Lei nº 10.753, a Lei do Livro de 2003, projetos do Governo como o Viva a Leitura, PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura) e o + Cultura, porém é preciso que tais projetos sejam intensificados para que mais pessoas possam ter acesso a leitura.
Precisamos socializar a leitura de uma forma real onde o conhecimento seja interpretado e compreendido no mundo do ser humano em harmonia entre todos. Ela é um instrumento essencial para a transformação da informação em conhecimento.





Cibele Francisco e Eloiza Pereira Silveira Tinoco

3 comentários:

  1. “Ler é interpretar as intenções do autor e o que se pode acrescentar além do que está escrito... é compreender a mensagem veiculada pelo texto e ser capaz de tomar uma posição critica em face a ela” . Esta afirmação foi feita por Sebastião Ignácio em sua obra Tópicos sobe leitura.
    Através da leitura podemos viajar sem sair do lugar, conhecer pessoas (ou personagens) e principalmente desenvolver um espírito criativo e um olhar crítico em relação ao mundo. Este hábito deve estar ao alcance de todos, e mais do que abrir uma biblioteca em uma comunidade que não tem acesso a livros, é necessário incentivar este hábito através de ações culturais. Isso pode ser realizado através de saraus, concursos de poesia ou redação, contação de historia, etc.
    Recomendo acessar o blog Projeto Sua História em Suas Mãos
    (http://suahistoriaemsuasmaos.blogspot.com.br/p/o-que-acontece-e-o-que-ja-aconteceu.html) que traz o exemplo de ações, realizadas por bibliotecários, para incentivar a leitura em uma biblioteca pública.

    ResponderExcluir
  2. Pouco eu tenho para contribuir com esse rico post, porém, tenho uma cultura familiar de leitores e por isso desconheci durante muito tempo a realidade em si. Logo faço parte de uma pequena minoria e sinto que eu poderia ter contribuído mais com o incentivo a leitura em toda a minha vida. Hoje na graduação eu entendi e conheci a realidade. Feliz eu fico de saber de tantos programas que incentivem a leitura, triste eu fico pelo país que sabe que ignorantes são mais fáceis de manipular.
    Como contribuição deixo registrado a rede social dos amantes pela leitura www.skoob.com.br

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir